O projeto implica o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem (CdA) em cada um dos dez países parceiros. Nelas participam professores de ciências, formadores de professores, cientistas que investigam nas áreas científicas selecionadas e especialistas em educação não formal (profissionais de centros e museus de ciência). Cada CdA desenvolverá um módulo temático de ensino. 

Os materiais desenvolvidos nas CdA serão utilizados pelos professores e respetivos alunos. Adicionalmente, pretende-se que os alunos visitem laboratórios e centros de investigação científica e que concebam exposições científicas nas quais esteja patente a relação existente entre Investigação e Sociedade.

Na fase I do projeto serão desenvolvidos e testados, em contexto de sala de aula e num total de cinco a dez turmas, dez módulos de ensino sobre diversos temas IIR. No ano seguinte (fase II) pretende-se que os professores envolvidos na fase I atuem como formadores de cinco novos professores.

Os módulos de ensino estarão também disponíveis online e em diferentes línguas. As melhores exposições do projeto serão apresentadas ao público europeu durante uma sessão especial que terá lugar numa conferência internacional.

Este projeto alcançará cerca de dez mil alunos, permitindo-lhes refletir acerca do impacto social da investigação científica.